Inspire- se: Flappers

Cansada do mesmo cabelo de sempre se inspire nas flappers, nunca ouviu falar? Então vou contar um pouquinho sobre essa moda.

Em 1920-1930 o papel da mulher também mudou durante os anos de guerra. Com os maridos, pais e irmão longe, nos campos de batalha, as mulheres saíram à luta, por assim dizer. A moda praticamente desapareceu, tornando se totalmente focada em roupas práticas, uniformes e estilos condizentes com a situação. 

No final da guerra as mulheres tornavam-se relutantes em voltar a assumir sues papéis de bonecas reprodutoras e passaram a adotar uma postura mais batalhadora em favor de uma maior liberdade social. Ironicamente, os anos de horrores fomentados pela guerra foram responsáveis pelas maiores avanços na área dos cosméticos e cirurgia plástica. A consciência de que a vida era curta e frágil acabou quebrando barreiras sociais que antes eram intransponíveis.

Surgiu a mulher "flapper": vestidos curtos, cabelos ondulados, nada de espartilhos e as meias enroladas na canela. As "flappers" foram às primeiras mulheres a popularizar o fumar em público, as verdadeiras "punks" da época, as famosas "melindrosas".

Os cabelos antes longos e encaracolados, durante os anos de guerra tornaram-se mais curtos por razões práticas. A coloração com Henna era popular e muito mais segura que a coloração química da época. Pouco a pouco os cabelos foram assumindo cortes cada vez mais radicais. Primeiro à altura do queixo; logo a seguir na altura da boca e, posteriormente, na altura das orelhas, em um corte bem masculino. Um verdadeiro escândalo.

Com estes cortes surgiu uma moda de chapéus bem específica: Os chapéus cloche. Especialmente criados para acompanhar os cabelos curtos, estes não podiam ser usados sobre coques, pois se ajustavam completamente à cabeça, impossibilitando a existência de volumes sob os mesmos. Os chapéus cloche possuíam abas que cobriam os olhos, obrigando as mulheres a assumirem uma postura empinada, com o queixo levantado, para poderem enxergar, mostrar a testa era completamente démodé nos anos 20. Era mais do que uma moda em chapéus, era uma afirmação. Dizia que a mulher era moderna, fashion e, portanto, usava cabelos curtos.

Nos anos 20, Coco Chanel tornou-se a epítome da moda. Perto de seus modelos os outros estilistas tornavam-se antiquados e démodé. Chanel promovia a essência do estilo Flappers. Trabalhava com cores neutras como bege, areia, creme, marinho e preto. Foi a criadora do LBD ou Little Black Dress - o vestidinho preto tão famoso ainda hoje.

Fonte: Patricia Douat

Inspiração Flappers - Acessórios de Cabelo

 

2 comentários:

  1. Acho lindo!!! Não tenho costume de usar, mas confesso que tentaria!

    Bjocasss

    www.algodaocompoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu post de saias plissadas acho lindas mas não tenho nenhuminha, já viu como é o processo de plissagem muito legal, aí pode fazer suas próprias saias, beijoss!!

      Excluir