O ceviche, cebiche, cerviche, seviche, ao que tudo indica, o nome vem da expressão “quíchua siwichi”, que significa peixe fresco. Orgulho peruano, o prato é considerado patrimônio cultural do país.
Quando for fazer ceviche, use exclusivamente peixe fresco, nunca congelado.
O peixe utilizado no ceviche deve ser de carne branca e de água salgada. No Brasil dê preferência ao linguado ou robalo, podendo usar também dourado ou pescada, eu usei a tilápia. Variações do prato com camarão, polvo, ostras ou mariscos também têm o seu valor. De receita rápida, o ceviche é um prato que fascina pela mistura de sabores e texturas, o salgado do peixe, o azedo do limão, a crocância da cebola, o picante da pimenta e o doce da batata ou da mandioca.
Os peruanos dizem que o ceviche, principalmente seu caldo, que chamam de “leite de tigre”, é um poderoso fortificante, dando a força do animal a quem o toma.
Como surgiram tantas variações mundo a fora, é praticamente impossível dizer qual delas é a mais saborosa. Vamos dar aqui o passo a passo do ceviche tradicional, feito com peixe branco e ainda de quebra a receita do “leite de tigre”.
Ceviche tradicional
Ingredientes:
1 kg de filé de peixe branco fresco, sem pele e sem espinhas
1/2 kg de cebola roxa, fatiada muito fina (tipo à Julienne)
1 copo de suco de limão siciliano espremido na hora (o suficiente para cobrir o pescado)
2 dentes de alho bem picadinhos
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
1/2 alho poró em rodelas bem finas
2 pimentas dedo de moça sem as sementes, picadas muito finas
1/2 pimentão vermelho ou amarelo
Sal a gosto
Salsa, cebolinha e coentro picados
Folhas de alface, Chip de batata doce para decorar
Na receita que fiz, como não sou fã de batata doce, cozinhei batatas em rodelas e também não coloquei o pimentão.
Modo de preparo:
Corte o peixe em pedaços pequenos, coloque em uma tigela e salpique com o sal. Cubra imediatamente com o suco de limão. Junte a cebola, o alho, o pimentão picadinho, o alho poró, o gengibre e a pimenta. Misture bem e deixe repousar por 15 minutos. Em uma taça transparente apropriada para ceviche, coloque uma folha de alface do lado, a mistura no centro, salpique com os cheiros verdes picados e finalize com um ou dois chips de batata doce.
Leite de tigre:
É um caldo frio e cru usado como base para vários pratos peruanos. É feito com suco de limão, pimenta, cebola, alho-poró, coentro, alho, gengibre e caldo de peixe. Bata no liquidificador o gengibre, os alhos, o sal, metade das folhas de coentro e o limão. Não bata mais. Misture a seguir a pimenta picada (sem sementes se quiser menos picante) e o restante das folhas de coentro, salsa e cebolinha bem picadinhas. Acrescente o caldo de peixe coado e utilize. Caso não vá usar imediatamente, coloque em recipiente de vidro fechado, dentro da geladeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário