Serve quatro porções.
Parte 1 -Ingredientes:
Água fervente
450g de asinhas e ossos de frango
4 pedaços de algas secas
5 xícaras de água
1 colher de sopa de Sakê
meia xícara de Katsuobushi (Flocos de peixe seco Bonito fermentado e defumado)
Porco (ingredientes para o preparo)
1 colher de sopa de óleo de canola
450g de lombo de porco
Um pedaço de gengibre descascado
1/4 de xícara de sakê
1/3 de xícara de molho de soja
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
água
Ingredientes – Parte 2:
900g gramas de carne de porco com osso
3 colheres de sopa miso (Miso (ou missô) é uma massa concentrada, criada pelos japoneses, e feita geralmente de soja e arroz fermentados, com sal. )
6 shitakes vaporizados fatiados
Cobertura:
Três cebolinhas
1 xícara de broto de feijão
1 xícara e 1/2 de sopa de óleo de gergelim
2 ovos cozidos sem casca
4 porções de chukamen (macarrão específico para yakisoba)
Kamaboko
Algas secas
Modo de preparo:
Comece fervendo uma panela cheia de água. Coloque os ossos de frango e as asas em uma peneira e despeje metade da água fervente por cima. Vire os ossos e despeje o restante da água. Em uma panela, adicione as algas secas, ossos de frango e asas, 5 xícaras de água e 1 colher de sopa de saquê. Ponha a água para ferver, em seguida diminua a temperatura e deixe ferver por 30 minutos na panela destampada. Retire os ossos de galinha e adicione katsuobushi. Ferva por 2 minutos, em seguida, coe em uma tigela grande.
Aqueça o óleo de canola em uma panela e frite todos os lados do lombo de porco. Corte a cebolinha em 3 pedaços, descartando a parte branca e adicione na panela. Adicione o gengibre, saquê, molho de soja, o açúcar de confeiteiro e água, apenas o suficiente para cobrir a carne de porco, em seguida, leve para ferver, sem tampar, por 45 minutos a 1 hora. Vire a carne de porco a cada 15 minutos mais ou menos.
Coloque a carne de porco (com osso) em uma panela grande e adicione o caldo anterior, em seguida, adicione água suficiente apenas para cobrir a carne de porco. Leve para ferver e deixe descoberto por 1 hora. Retire a espuma e a gordura para fora do caldo.
Corte a parte verde da cebolinha finamente. Coloque uma panela em fogo alto. Finamente corte a parte branca das cebolinhas e adicione à panela aquecida com brotos de feijão. Refogue por alguns segundos para remover a umidade, em seguida, adicione ½ colher de sopa de óleo de gergelim e ½ de saquê, refogue por mais 1-2 minutos. Coloque em uma tigela. Na mesma panela adicione 1 colher de sopa de óleo de gergelim e refogue os cogumelos shitake por cerca de 4 minutos até ficarem macios. Adicione os cogumelos ao caldo fervente (faça quando o caldo estiver fervendo há uma hora), em seguida, cozinhe por mais 5 minutos. Quando terminar, coe o caldo em uma outra panela e mantenha fervendo em fogo baixo.
Quando o porco estiver pronto, remova o caldo e corte o porco em fatias finas, acrescente os ovos no caldo do porco e deixe cozinhar por cerca de 3-5 minutos, quando terminar, corte ao meio e fatie.
Pegue o miso e coloque-o em cima de uma peneira. Mergulhe-o até a metade do caldo e usando um batedor agite o miso de modo que dissolva lentamente dentro do caldo.
Comece a cozinhar o chukamen. Quando estiver pronto, sirva em tigelas. Decore com lombo de porco, algas secas, cebolinha, broto de feijão, ovos, broto de bambu e kamaboko.
No Japão, cada região cria sabores distintos que servem especialmente como atrativos turísticos. O Hakata lámen, por exemplo, feito com caldo tonkotsu – um fundo espesso e esbranquiçado feito a partir do cozimento lento de ossos de porco – acompanhado de um macarrão bem fino, é típico da região de Fukuoka (sul do Japão). Já o Sapporo lámen, é outra variedade bem conhecida por ter sido inventada na cidade considerada o berço do missô lámen – seu caldo é feito com pasta de soja fermentada e geralmente vem com um macarrão grosso e consistente, acompanhado de milho e manteiga (produto típico de Hokkaido). A versão mais conhecida é a da capital, chamada de Tokyo lámen e feita com um macarrão fino e ondulado, caldo temperado com shoyu e acompanhado de carne de porco, ovo cozido, espinafre japonês, entre outros.
Os três fundamentos que caracterizam o lámen japonês são: caldo, macarrão e acompanhamentos. A partir de cada um dos itens, são feitas as variações do prato.
O caldo
O caldo
Os três sabores básicos de molho servidos nos restaurantes especializados são: shio, missô (pasta de soja fermentada) e shoyu (molho de soja). Ainda que o nome shio lámen signifique “lámen de sal”, o que na verdade tempera o caldo é o molho de soja branco. Aliás, cada uma das saborizações não é feita simplesmente com a adição do sal, missô ou shoyu que encontramos nos supermercados. Os molhos são preparados com base em cada um desses ingredientes, mas com adição de outros temperos como alho, pimenta e gergelim, criando combinações que muitas vezes são mantidas em segredo pelos chefs mais renomados.
Esses sabores são os principais, mas existe uma variedade muito maior que dá personalidade diferente a cada um dos pratos.
O macarrão
O macarrão
O segredo está na água, que deve ser alcalina, pois faz com que a massa adquira sabor, cor amarelada, consistência firme e a característica escorregadia do macarrão.
O detalhe da farinha (conhecida como farinha forte) é que ela possui maior quantidade de proteína que as farinhas comuns para dar elasticidade à massa.
Cada detalhe faz a diferença na hora de preparar a massa, que gera uma gama de variedades de fios de macarrão que podem ser achatados ou arredondados, lisos ou ondulados. “Existem vários tipos de espessura também: fino, médio e uns tão grossos quanto udon”, conta Kawamura. Além disso, nos restaurantes de lámen, o cliente também pode escolher o ponto de cozimento da massa.
Os acompanhamentos
Os acompanhamentos
Os ingredientes comumente adicionados ao prato são ovo cozido, cebolinha picada, horensou (espinafre japonês), broto de feijão, naruto (pasta de peixe cozida que tem o desenho de um redemoinho), tiras de menma (broto de bambu fermentado), alga wakame e alga nori.
O chashu é um dos elementos essenciais. Feito com copa lombo cozida em temperatura baixa, a carne fica com uma consistência tão tenra que dispensa faca. É uma carne bastante gordurosa e pode ser temperada com shoyu ou missô.
Além dos toppings, as casas de lámen também oferecem outros acompanhamentos que complementam o sabor do prato, como alho tritutado (torrado ou cru), gergelim branco torrado, gengibre em conserva e óleo de gergelim apimentado.
Um dos meus pratos prediletos, estou até com água na boca!
Fonte: Revista Made in Japan, Geek Couple
Nenhum comentário:
Postar um comentário